– No início da madrugada do próximo domingo, dia 6 de setembro, acontece a segunda ocultação de Marte pela Lua visível no estado neste ano. A primeira foi no mês passado, e a próxima será em outubro. O fenômeno de agora será visto em praticamente todo o Brasil, à exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, e região metropolitana de Porto Alegre.
– É comum a Lua ocultar estrelas, à medida que vai se deslocando pelo céu, de um dia para o outro. Mas só raramente acontece de um planeta brilhante ser ocultado por ela. Marte é o famoso “planeta vermelho”, e vem ganhando brilho nas últimas semanas. Em relação a agosto, agora Marte está maior e mais brilhante, com diâmetro angular aparente de 19.7 segundos de arco, e magnitude -1.9. Isto acontece porque ele vem se aproximando gradativamente do nosso planeta. A menor distância será atingida em 6 de outubro, a 62 milhões de quilômetros.
– Entretanto, à diferença de agosto, agora a capital gaúcha não irá ver uma ocultação de Marte pela Lua. Aqui teremos uma quase ocultação, referida em astronomia como um “apulso”. A menor distância aparente entre a Lua e Marte vai acontecer às 00h13min do dia 6 (noite de sábado para domingo), quando o planeta estará a apenas 2 minutos de arco da borda lunar sul. Será recomendável o uso de um binóculo, ou pequeno telescópio, para enxergar melhor, em virtude do brilho ainda grande da Lua, que terá fase minguante gibosa, 86% iluminada, situada a 34 graus de altura na direção nordeste.
– Mas a maior atração está reservada para a região da campanha, no sudoeste do estado, bem como na região do planalto, ao norte. Nas cidades de Alegrete e Passo Fundo, será possível ver uma ocultação rasante de Marte pela Lua. Em uma ocultação deste tipo, o planeta passa “de raspão” pelo limbo lunar! Com a ajuda de um pequeno telescópio, é possível ver o planeta cruzando por trás das montanhas e vales do relevo na borda da Lua, sendo mais ou menos escondido. A sequência toda do fenômeno pode durar vários minutos, e irá depender muito da posição do observador. Pessoas localizadas em pontos diferentes dentro e nos arredores daquelas cidades irão ver sequências de eventos levemente diferentes. Em Alegrete, a ocultação se dará entre 00h05min e 00h15min. A altura lunar no momento será de 29 graus, bastante confortável, também na direção nordeste. Em Passo Fundo, o fenômeno se dará entre 00h05min e 00h21min, com a Lua a 34 graus de elevação. Para os que quiserem conferir em detalhes, recomenda-se o emprego de um binóculo, ou pequeno telescópio.
– Ressalte-se, ainda, que Florianópolis verá, às 00h17min, a borda do disco marciano distante apenas 1 minuto de arco da borda lunar, sem sofrer ocultação, e que, no Rio de Janeiro, entre 00h15min e 00h38min, também será possível observar uma ocultação rasante de Marte!
– Ocultações lunares rasantes de planetas são fenômenos muito raros. A última por aqui aconteceu no domingo, 8 de setembro de 2013. Foi uma rasante de Vênus, com lua crescente, no início da noite, visível na região norte de Florianópolis, na praia de Canasvieiras.
– Mas os portoalegrenses também terão a sua chance. A próxima ocultação de Marte pela Lua será na noite de 2 para 3 de outubro. E ela será vista como rasante aqui também! Esta sequência de ocultações lunares de Marte, iniciada em agosto, é verdadeiramente notável, e não se repete há muitas décadas.
Porto Alegre, 31 de Agosto de 2020.
ANEXOS:
– Mapa geográfico indicando a região de visibilidade da ocultação de Marte pela Lua em 6 de setembro de 2020 (Adaptado de International Occultation Timing Association); (Arquivo Imagem0220a.jpg)
– Simulação da ocultação lunar rasante do planeta Marte em 6 de setembro, na cidade de Alegrete, RS. Imagem: Diomar R. Sbardelotto, Núcleo de Astromídia, Rede Omega Centauri. (Arquivo Imagem0220b.jpg)
– Mapa geográfico mostrando a linha ao longo da qual poderá ser observada a ocultação rasante de Marte no estado do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Imagem: Alexandre Amorim, Núcleo de Estudos e Observações Astronômicas, Florianópolis, adaptada por Luiz Augusto L. da Silva, Núcleo de Astromídia, Rede Omega Centauri. (Arquivo Imagem0220c.jpg)
—————-
Pesquisa histórica, textos e análises topocêntricas: Prof. Luiz Augusto L. da Silva, astrônomo (www.luizaugustoldasilva.com);
Imagem Simulada: Prof. Diomar R. Sbardelotto
Imagens Adicionais: Prof. Alexandre Amorim
Distribuição: Prof. Carlos Eduardo Meine Morais
Este material midiático de conteúdo educacional foi gerado e distribuído através do Núcleo de Astromídia da Rede Omega Centauri para o Aprimoramento da Educação Científica (www.redeomegacentauri.org). Autorizada a reprodução total ou parcial do conteúdo, mediante citação das fontes.
Maiores informações, se forem consideradas necessárias, poderão ser obtidas através do telefone 51 9 8950 4000, ou pelo e-mail luizastronomo@gmail.com.