Luiz Augusto L. da Silva*
Em 2022, os planetas mais brilhantes do sistema solar estão dando um grande e prolongado show no céu das madrugadas, desde os últimos dias de fevereiro até o final do mês de junho!
As simulações abaixo, feitas pelo autor com o software Stellarium, valem para Porto Alegre e região metropolitana, e de maneira geral, também para todo o estado do Rio Grande do Sul. Aqui estamos cobrindo o período correspondente ao mês de maio. O horário de referência é sempre 05h30min (hora de Brasília), e a direção de observação é o ponto cardeal leste.
A tabela abaixo resume os principais eventos do mês.
DIA HORA FENÔMENO
22 02h Saturno em conjunção com a Lua a 4.5o N
24 16h Marte em conjunção com a Lua a 2.8o N
21h Júpiter em conjunção com a Lua a 3.3o N
27 00h Vênus em conjunção com a Lua a 0.2o N
(ocultação visível na Indonésia e sudeste da Ásia)
29 06h Marte em conjunção com Júpiter a 0.6o S
Simulações de Maio
Sinopse
O mês de Maio abre com Júpiter e Vênus juntos no céu da madrugada. À medida em que se separam, Vênus começa a descer no céu, e Júpiter continua subindo, ficando agora sempre acima de Vênus. No dia 12, Marte, Júpiter e Vênus estarão formando uma linha praticamente reta, equiespaçados um do outro. Conforme o mês progride, Saturno desgarra-se do grupo, subindo cada vez mais no céu. Marte vai se aproximando gradativamente de Júpiter. Cuide a aproximação entre eles, a partir do dia 20. A separação entre ambos diminui de 5.2o naquele dia até 0.6o no dia 29!
A partir do dia 22, a Lua minguante junta-se ao grupo, formando um triângulo com Júpiter e Marte dia 25, e mantendo uma conjunção com Vênus dia 27. Uma ocultação deste planeta será visível na Indonésia e no sudeste da Ásia. No dia 29, acontece a conjunção de Júpiter com Marte.
Na última parte desta sequência de artigos, discutiremos o que vai acontecer em Junho. Até lá!
———-
Luiz Augusto L. da Silva é astrônomo, e desde 1973 acompanha a dança eterna dos planetas através do zodíaco.