Crônicas

O GRANDE BALLET DOS PLANETAS – Primeira Parte

Primeira Parte

Luiz Augusto L. da Silva*

            Em 2022, os planetas mais brilhantes do sistema solar vão dar um grande e prolongado show no céu das madrugadas, desde os últimos dias de fevereiro até o final do mês de junho!

            As simulações abaixo, feitas pelo autor com o software Stellarium, valem para Porto Alegre e região metropolitana, e de maneira geral, também para todo o estado do Rio Grande do Sul.

            Para cada dia entre 27 de fevereiro e 30 de junho, o horário de referência é sempre 05h30min (horário de Brasília), e a direção de observação é o ponto cardeal leste.

FEVEREIRO

MARÇO

            Após uma passagem da Lua minguante por Vênus, Marte, Saturno e Mercúrio na transição entre Fevereiro e Março, com uma conjunção entre Saturno e Mercúrio a apenas 0.7 graus no dia 2 de Março, Mercúrio mergulha lentamente no clarão da aurora, enquanto Vênus, Marte e Saturno vão se aproximando gradativamente, sempre formando um triângulo no céu, cada vez menor e mais apertado. Nos últimos dias do mês de Março, a Lua desfila mais uma vez por todos, enquanto Júpiter começa a emergir timidamente do clarão da aurora, recuperando-se da conjunção solar ocorrida dia 5.

            O mês de abril reservará aspectos ainda mais surpreendentes!


Luiz Augusto L. da Silva é astrônomo, e desde 1973 acompanha a dança eterna dos planetas através do zodíaco.

PRESTIGIE E COLABORE COM O PORTAL CIÊNCIA & COSMOS!

O acesso ao material  disponibilizado neste Portal não requer pagamento de assinatura. Mas, por favor, considere a possibilidade de fazer uma doação, esporádica ou regular. Deposite o valor escolhido no Banco Banrisul (Banco 041), Agência 0410, Conta 39.178136.0-2, CPF 502813720-04. Por exigência estatutária da Rede Omega Centauri, parte da sua doação será encaminhada para entidades filantrópicas que cuidam de pessoas ou de  animais abandonados. Obrigado!

You must be logged in to post a comment.