Luiz Augusto L. da Silva *
Imagine-se vivendo num mundo sem dinheiro, onde você pode ter tudo o que precisa e deseja de graça. Você poderia ter um Jumbo folheado a ouro só para você e a sua família, e poderia comer caviar todos os dias.
Mas você não faria nada disso. E a decisão partiria de você mesmo, sem ninguém necessitar orientá-lo ou, muito pior, criar uma lei para proibi-lo. Por quê? Porque, como Ser Educado e Racional (doravante SER), você estaria ciente que:
a) o impacto ambiental do funcionamento de um Jumbo é enorme, e sua utilização tem que ser minimizada e, ao mesmo tempo, optimizada. Portanto, a cada vez, um Jumbo deve servir para transportar centenas de pessoas, e cargas, atendendo a necessidades de deslocamento essenciais.
b) Para que serviria um Jumbo folheado a ouro? O ouro é o mais inútil dos elementos químicos, e certamente não acrescentaria nenhuma vantagem, ou incremento na segurança da aeronave, fazê-la folheada a ouro. Você não daria valor nenhum para o ouro. Portanto, nem remotamente você pensaria na possibilidade de um avião decorado a ouro. Além de ilógico, seria ridículo.
c) Você também jamais comeria caviar. Nem pensaria nisto. Aliás, não haveria mais caviar, em lugar nenhum. Porque o caviar são ovas de esturjão, uma espécie de peixe que as põe para se reproduzir e assegurar a continuidade da sua espécie. E o esturjão, como qualquer outro ser vivo, teria que ser respeitado, com seu sagrado direito à vida garantido, da mesma forma que procuramos garantir o direito à vida dos nossos próprios semelhantes.
Teste
Um SER:
– teria consciência cósmica, isto é, noção exata da sua posição insignificante dentro do multiverso;
– seria ateu ou, no mínimo, agnóstico;
– não cultivaria ideias patrióticas nem sentimentos territorialistas de nenhuma espécie;
– não visaria lucro;
– não desejaria dinheiro;
– não seria egoísta, nem ganancioso;
– viveria em harmonia com seu meio ambiente;
– não cultivaria vícios;
– não seria arrogante;
– seria humilde, justo, cordial e fraterno com tudo e todos;
– não se deixaria controlar por emoções primitivas, condicionadas geneticamente, resultantes da execução inconsciente de algoritmos bioquímicos complexos;
– não concordaria com o sacrifício de animais a fim de alimentar-se da sua carne;
– seria culto e esclarecido, norteando-se pela metodologia científica;
– daria sua contribuição profissional à sociedade, na área de saber em que mais teria aptidão, gosto e competência, voluntariamente;
– seria prestativo, altruísta e cooperativo;
– honesto e pacífico;
– compreensivo, e tolerante;
– sentiria prazer em aprender, sempre, a qualquer hora e lugar.
Avalie-se. Atribua um ponto a cada ítem acima, e veja seu perfil. A nota máxima é 18. Você é um SER?
* Astrônomo, presidente do conselho curador da Rede Omega Centauri para o Aprimoramento da Educação Científica.
www.luizaugustoldasilva.com