Que dia é hoje? Até mesmo uma pessoa bem informada precisou, em algum momento, consultar um calendário para responder essa pergunta. Saiba que milhares de anos atrás, tribos ao redor do planeta precisaram apenas de um céu estrelado para começarem a contar o que chamamos de tempo. O céu noturno é um relógio!
Ao longo do ano, os mesmos grupos de estrelas, chamados de constelações, aparecem no céu noturno. Isso se repete desde a antiguidade, sempre da mesma forma. Percebendo este fato, nossos ancestrais passaram a relacionar essas repetições com os períodos de chuvas e de secas. Foi assim que eles aprenderam os melhores momentos para o plantio e para a colheita.
Esses ciclos climáticos foram descobertos milhares de anos atrás e passaram a ser registrados de forma cada vez mais precisa. Enormes esculturas foram erguidas para marcar a passagem do Sol pelo horizonte, registrando os dias mais quentes e também os mais frios. Esses períodos são conhecidos por verão e inverno.
Aproveite uma noite de céu estrelado, à meia-noite em ponto, olhe para o alto do céu. Se conseguir ver as Três Marias, é porque o verão está começando. Caso não esteja avistando elas em nenhuma parte do céu, provavelmente será inverno. Se este trio de estrelas estiver mais próximo de onde o Sol surge pela manhã, então estará no meio da primavera. O outono estará chegando se, nesse mesmo horário, as Três Marias estiverem próximas ao local onde o Sol se põe.
Um verdadeiro carrossel de luas, planetas e estrelas move-se pelo céu; e nós fazemos parte dele! Um giro do planeta Terra é o que chamamos de Dia, uma volta da Lua ao redor da Terra é aproximadamente o que chamamos de Mês e uma volta da Terra ao redor do Sol é o que chamamos de Ano. O primeiro relógio da humanidade não foi fabricado – ele foi descoberto: o céu noturno!