Momentos de um Observador da Natureza
Luiz Augusto L. da Silva*
Na zona rural de Novo Hamburgo, sul do Brasil, em 2022, Abril 10, às 20h17min TU, num quadro pré-frontal com o Sol já baixo sobre o horizonte WNW, a 10.5 graus de elevação, um fraco halo comum de 22 graus circunda o Sol, sem irização aparente. A metade superior do halo é visível, formada pela luz refratada em cristais de gelo presentes numa camada de nuvens altas do tipo Cirrostratos fibratus/nebulosus (Cs fib/neb). A metade inferior do halo não aparece porque a camada de nuvens se adensa, convertendo-se em Altostratus translucidus/opacus (As tr/op), uma nuvem situada na média troposfera.
Pouco depois da tomada da primeira imagem, uma trilha de condensação de aeronave (contrail) projeta-se na direção do Sol, aparecendo escura pois a estamos vendo do lado da sua sombra. Esta



trilha foi produzida pelo voo 7684 da empresa aérea brasileira GOL, rumando do Aeroporto de Guarulhos (São Paulo) para o Aeroparque, na cidade de Buenos Aires, operado na ocasião por um Boeing 737-800, prefixo PR-VBL, nivelado a 36000 pés.
—————–
* Luiz Augusto L. da Silva é astrônomo, e desde 1973 também se interessa por meteorologia.
20220511