Organizador: prof. Luiz Alberto de Souza Pedroso
Novembro de 2021
DIA MUNDIAL DOS OCEANOS
8 DE JUNHO
Foi instituído durante a Conferência Rio-92.
1998 – ANO INTERNACIONAL DO OCEANO
A expectativa era chamar a atenção às questões essenciais dos limites dos recursos marinhos, no sentido de deixar claro que já ocorrem sinais de estresse por causa da atividade humana, bem como estimular indivíduos, comunidades, organizações e governos a tomarem imediatas atitudes de usar os oceanos de forma que eles possam sustentar as futuras gerações.
2021 a 2030 – DÉCADA DAS NAÇÕES UNIDAS DAS CIÊNCIAS DOS OCEANOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. UNESCO.
As conseqüências não são apenas ambientais. Cerca de 3 bilhões de pessoas dependem diretamente da biodiversidade marinha e costeira para a sua sobrevivência.
Até 2050, áreas costeiras que abrigam 300 milhões de pessoas podem ser ameaçadas pela elevação do nível do mar devido à mudança climática.
Segundo a editora-chefe do Correio da UNESCO, Agnés Bordon, menos de 20% dos oceanos do mundo foram explorados até agora.
1 – AMEAÇAS
Isso não é muito. Porém, basta sabermos que o oceano está ameaçado pelo aquecimento global, pela acidificação e pela poluição. O branqueamento de corais é apenas uma amostra do declínio dos ecossistemas marinhos.
2. DESAFIOS
A Década dos Oceanos oferece uma oportunidade de todos se lembrarem destes grandes desafios e de compartilharem as soluções inovadoras que surgirem. Os Estados–membros gastam, em média, apenas 1,7% de seus orçamentos de pesquisa em ciências oceânicas.
3. IMPORTÂNCIA
A) Ao absorver cerca de um terço das emissões de dióxido de carbono, os oceanos desempenham um papel decisivo na regulação do clima. Como fonte de vida, eles são, portanto, essenciais para o próprio destino da humanidade. É por isso o destaque de um papel central na cooperação internacional.
B) Ele também são responsáveis por 30 milhões de empregos diretos, gerando uma riqueza equivalente a US$ 3 trilhões por ano. Isso significa que o oceano poderia ser classificado, em termos econômicos, como a 5ª economia do mundo.
C) Os oceanos cobrem 71% da superfície do planeta Terra, são pouco conhecidos e conservadso. Estima-se que somente 19% do fundo oceânico foi nomeado e catalogado.
D) Os oceanos são um meio eficaz de transporte, e fonte de extração de diversos recursos: petróleo, sal, vegetais (algas) e animais (peixes e outros), gás natural, etc.
E) As águas oceânicas são os pulmões do mundo devido às algas que neles habitam, sendo elas responsáveis pela produção de oxigênio. É incorreta a afirmação de que a Floresta Amazônica é o “Pulmão do Mundo.”
F) Os oceanos são um ponto crítico até para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos no nosso planeta. Os oceanos são fundamentais. Eles regulam o clima, nos proporcionam alimentação. E grande parte da população mundial vive na zona costeira.
Os oceanos são o nosso enorme coração azul!
Eles influenciam o clima e as condições meteorológicas, estabilizam a temperatura, moldam a química terrestre e providenciam um lar para a maior diversidade de espécies do planeta.
Cada molécula de oxigênio que respiramos, cada gota de água que bebemos, cada alimento que ingerimos, liga-nos aos oceanos, quer vivamos numa zona costeira ou no mais remoto e inóspito ponto interior do globo.
Foi o oceano que permitiu, e ainda é o oceano que permite, que a Terra seja habitável.
“Sem azul, não há verde.” Citação da oceanógrafa americana Sylvia Earle.
G) Foram precisos cerca de 4,5 mil milhões de anos para que a Terra reunisse todas as condições para nos acolher. Mas demoramos apenas 4,5 décadas para consumir, esgotar e alterar significativamente os seus sistemas altamente delicados, essenciais à nossa própria sobrevivência.
Os oceanos, que são o sistema circulatório da Terra, estão entupidos com centenas de milhões de toneladas de plásticos. Ademais, em conjunto, a pesca industrial retira de cena centenas de milhões de animais selvagens, prejudicando as cadeias alimentares que moldam a química do planeta e influenciam o ciclo do carbono, o ciclo do nitrogênio, o ciclo do oxigênio, e o ciclo da água, ou seja, o nosso sistema de apoio à vida.
AGENDA 21
“A Cúpula da Terra, realizada em junho de 1992, no Rio de Janeiro, foi o maior encontro de líderes mundiais já feito. Juntos, esses líderes produziram um documento chamado AGENDA 21, um plano para salvar a Terra.
O que se encontra na Agenda 21, capítulo 17 a respeito dos oceanos e mares?
“Os países precisam se comprometer com o controle e redução da poluição do meio ambiente marinho e conservar sua capacidade de comportar vida.”
A AGENDA 21 DIZ:
- Proteger as áreas costeiras dos danos ambientais e mantê-las sob constante observação, para que não sejam degradadas.
- Os poluidores devem pagar pelos danos que causam. Os que usam métodos mais limpos devem ser recompensados.
- Proteger a vida marinha, controlando os materiais que são atirados ao mar por navios, e com proibição do transporte de lixo perigoso.
- Os países devem compartilhar as novas tecnologias.
- Estabelecer limites sobre a quantidade de peixes a ser pescada.
- Encorajar a pesca por pessoal local capacitado.
- Proibir a pesca de espécies ameaçadas de extinção até que tenham recuperado seus níveis normais.
- Proibir a prática de pesca destrutiva, tais como dinamitação, envenenamento e outras; desenvolver novas práticas para substituí-las.
PESCA EM DECLÍNIO
“A tradicional liberdade nos mares deu às frotas pesqueiras a licença para apanhar o maior número de peixes possível, sem avaliar se as reservas poderiam se recuperar.” John Beddington, biólogo britânico.
Ele acrescenta:
“Os oceanos e mares são os bens globais mais vulneráveis e certamente os mais desgastados. A coleta de peixes e outros animais marinhos para a alimentação é tão antiga quanto a história do homem, mas apenas recentemente essa atividade teve efeitos graves sobre os oceanos e mares, e sobre a vida que deles depende.”
OCEANOS E MARES
A quantidade de água no planeta é estável. Não muda.
Os oceanos são imensas massas de água salgada que abrangem grande parte da superfície terrestre.
- Existe uma diferença entre oceano e mar?
Sim, existe. A diferença básica é a extensão territorial. Os oceanos ocupam grandes extensões e são amplamente delimitados pelos continentes, enquanto os mares são bem menores e costumam ser mais estritamente delimitados.
Os mares são justamente aqueles trechos mais próximos dos acidentes geográficos terrestres.
Exemplos de mares: Mar Mediterrâneo; Mar de Coral, Mar da Arábia ( é o maior mar).
O Mar Morto não é um mar, mas um lago de água salgada.
- Quantos oceanos existem no planeta Terra?
Existem apenas três oceanos: Pacífico, Atlântico e Índico.
O oceano Glacial Ártico e o Glacial Antártico, na verdade, são mares,pois são rasos e não muito extensos.
- Como estão classificados quanto ao tamanho e outras características?
1º – Oceano Pacífico – É o maior oceano do planeta e o mais antigo, representando mais da metade da superfície dos oceanos e um terço da superfície da Terra.
Sua superfície é de 180 milhões de km2. A variação da temperatura de suas águas vai das proximidades de 0ºC nas regiões polares, até 30ºC nas regiões mais quentes.
Possui a maior profundidade da Terra: são as fossas Marianas com 11 mil metros.
Mares encontrados no Oceano Pacífico: Golfo da Califórnia, Mar de Bering, Mar do Japão, Mar da China Oriental, Mar da China Meridional, Mar de Java, Mar de Corais, Mar de Sonda, etc.
2º – Oceano Atlântico – É o segundo maior oceano com 106 milhões de km2 e uma profundidade máxima de 7.750 metros. Suas águas correspondem a 20% da superfície terrestre e a maioria dos rios do planeta deságua nele, fornecendo grande biodiversidade e favorecendo a pesca marítima. Possui importância histórica, pois foi através dele que ocorreram as grandes navegações.
3º – Oceano Índico – É o menor dos oceanos, com uma superfície de 73 milhões de km2. Possui uma profundidade média de 4.233 metros e uma profundidade máxima de 7.450 metros na Fossa de Java. Apresenta intensa atividade marinha, devido à temperatura mais alta de suas águas. Acima de 20ºC ao longo de todo o ano, essas águas possibilitam a formação de recifes de coral.
Os climas predominantes são o tropical e o temperado.
O clima proporciona o turismo, a pesca e a navegação.
É assim denominado de Oceano Índico, por causa de sua posição em relação à Índia.
Mares presentes são o Mar da Arábia, o Golfo de Bengala e o Mar Vermelho.
MARES
A enorme quantidade de água contida nos oceanos não permanece parada. Pelo contrário, ela se movimenta o tempo todo. Dentre os principais movimentos podemos citar: as ondas, as marés e as correntes marítimas.
Ondas – As ondas são causadas pelos ventos e a velocidade delas varia muito, dependendo sempre da velocidade e da intensidade dos ventos.
Marés – As marés correspondem ao movimento que as águas realizam diariamente, avançando e recuando. Esse fenômeno se dá por meio das forças gravitacionais que o Sol e a Lua exercem sobre a Terra.
Correntes – As correntes marítimas são massas menores de água que se deslocam por diferentes direções, e realizam deslocamentos distintos de acordo com os hemisférios em que se encontram.
No hemisfério Norte as correntes seguem no sentido horário.
No hemisfério Sul as correntes seguem no sentido anti-horário.
COR DO MAR
A cor do mar varia entre o azul e outras cores, como o verde e o cinza escuro. As causas dessas variações se devem ao reflexo do céu, à temperatura das águas, ou ainda, à presença de sedimentos coloridos ou de substâncias no fundo do mar.
CONTINENTES
São seis continentes: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida.
Classificação em dimensões:
1º Ásia (45 milhões de km2), 2º América (42 milhões de km2),
3º África (30 milhões de km2). 4º Antártida (14 milhões de km2),
5 ºEuropa (10 milhões de km2) , 6º Oceania (8 milhões de km2).
Atualmente o 7º Continente é considerado a Ilha de Lixo do oceano Pacífico.
ILHA DE LIXO DO PACÍFICO
A Ilha de Lixo que flutua no oceano Pacífico triplica o tamanho da França e é o maior depósito de lixo oceânico do mundo com 1,8 trilhões de pedaços de plástico flutuantes que matam…
É considerada uma das maiores catástrofes ambientais produzidas pela humanidade. Também é conhecida como a grande Mancha de Lixo do Pacífico.Pesquisadores do Reino Unido revelam que até 2025, os oceanos do Planeta estarão três vezes mais poluídos com plástico.
O problema é que, de acordo com as estimativas, atualmente já existem ao menos 5,25 trilhões de pedaços de plástico com tamanho médio de cinco milímetros sujando as águas marítimas. Um estudo divulgado em 2016 pelo Fórum Econômico Mundial de Davos afirmou que até 2050 os oceanos terão mais pedaços de plástico do que peixes. De acordo com estudos, esses materiais levam ao menos 450 anos para serem totalmente decompostos.