Atmosfera

Pilar Solar no Final de Tarde

Luiz Augusto L. da Silva*

            Pilar solar é o nome dado a um fenômeno de óptica atmosférica envolvendo a reflexão da luz solar em cristais de gelo situados em nuvens troposféricas altas (Cirrus, ou Cirrostratus), que atuam como espelhos refletindo a luz do Sol. Não envolvem, portanto, refração da luz. O fenômeno é análogo a aquela esteira de luz que se observa sobre a superfície da água, quando o Sol brilha baixo por detrás de um lago, rio, ou oceano. A diferença básica aqui é que o “espelho” situa-se na atmosfera, não na superfície.

            Os pilares têm forma de uma coluna luminosa perpendicular à linha do horizonte, com base na posição do Sol. Também podem se formar à noite, com a Lua, principalmente com a Lua Cheia.

            Pilares solares podem ser brancos, amarelos, alaranjados ou avermelhados, conforme a quantidade de poeira presente na atmosfera. Pilares lunares são, em geral, brancos.

            Na sequência de imagens abaixo, registrada na residência do autor, Tranquility Base, situada no interior do município de Novo Hamburgo, RS, Brasil, em Maio 16, 2021, vemos um típico pilar solar produzido a partir do Sol baixo, e que persiste por um breve período após o ocaso solar. Em cada imagem informamos a hora (TU) de captação da imagem, e a altura angular do Sol naquele instante, com o efeito da refração atmosférica incluído.

            Note-se que o pilar persiste depois do por do Sol, embora mais curto e menos brilhante, trocando do amarelo para o vermelho, até cerca da metade do crepúsculo civil. Na ocasião, o ocaso solar aconteceu às 20h38min TU.


* Luiz Augusto L. da Silva é astrônomo, e desde 1973 também se interessa por meteorologia.

20210617

You must be logged in to post a comment.