Sem a luz e o calor do Sol não existiria vida na Terra. Se voltarmos todos os passos da cadeia alimentar, vamos descobrir que até mesmo o nosso corpo se move e funciona com a energia dele, indiretamente. Se esta fosse mais bem aproveitada por nós, não precisaríamos de qualquer outro tipo de usina.
O Sol transforma matéria em luz e calor, faz massa virar energia. O experimento que comprovou essa ideia: a bomba H – um tipo de bomba atômica que funciona esmagando um punhado de átomos de Hidrogênio, fazendo com que se transforme em um punhado de outro elemento: Hélio. É então liberada uma quantidade devastadora de energia radioativa durante essa transformação. Um detalhe: isso que uma bomba H faz com dez gramas, o Sol faz com quatro milhões de toneladas a cada segundo! O Sol é um gigantesco reator nuclear!
Estamos intimamente ligados a Astros como o nosso Sol. Nossas vidas dependem deles num nível nada menos do que fundamental. Entender como eles funcionam tem sido crucial para melhorar nossas vidas e evoluir como espécie. O nosso futuro pode depender da nossa capacidade de não nos iludirmos a respeito de assuntos tão fundamentais para a nossa existência!