Você se sente ligado aos astros? Pois deveria! Podemos afirmar, com muita segurança, que cada porção da energia necessária para o seu corpo funcionar, dos seus órgãos vitais ao seu telefone celular, em algum momento, foi convertida no Sol.
Não fosse pela fusão do Hidrogênio solar, a vida na Terra sequer teria acontecido. Apesar de ser fundamental para nós, o Sol não é o único corpo celeste a moldar nossas vidas.
Existe outro astro que também exerce seus poderes sobre tudo que é vivo neste planeta e que, sem ele, provavelmente não existiríamos: a Lua! Sem ela não teríamos verão, outono, inverno nem primavera.
A atração da Lua mantém a Terra sempre com a mesma inclinação no espaço. Isso faz com que os raios solares cheguem aqui mais ‘deitados’ em certa época do ano (inverno) que em outra (verão). A esses ciclos chamamos de estações do ano!
Além disso, a atração lunar controla as marés nos oceanos. Como dois ímãs gigantescos, o sistema Terra-Lua está constantemente se atraindo. A Lua atrai a água da Terra. Isso cria uma pequena saliência em direção à Lua. Essas mudanças no nível da superfície oceânica é o que chamamos de mudança da maré.
Para algumas formas de vida, o avanço e o recuo das marés molda seu habitat. As navegações não funcionariam tão bem se não fosse pelo prévio conhecimento desses ciclos gravitacionais.
Por fim, nosso satélite natural funciona como um escudo – e dos grandes – bloqueando uma enorme quantidade de asteroides e cometas. A atração da Lua puxa para ela esses corpos celestes. Caso eles não colidissem com a superfície lunar, provavelmente cairiam em nosso planeta, colocando em risco a vida existente.
Cada cratera na superfície lunar foi resultado de uma colisão que, provavelmente, teria ocorrido na Terra. Sem a nossa Lua e sua atração, a vida seria muito diferente. Quem sabe, até nem seria!