Opinião

17%

Luiz Augusto L. da Silva *

            Por quê continuar lutando? Quem tem acompanhado nossas crônicas nesta secção do site da Rede Omega Centauri pode estar se perguntando: por quê, apesar de todo o pessimismo, continuar uma luta inglória se a derrota é certa logo adiante? Por quê não pendurar logo as chuteiras, e atirar-se à comilança e à beberagem, aproveitando o pouco que resta da boa vida, como muitos faziam na Idade Média, durante a peste negra, tendo a certeza da morte que viria depois de amanhã?

            A resposta é a mais simples possível: porque 17% dos seres humanos (ver a Oficina de Astronomia® 444) não são egoístas, não são maus, não são gananciosos nem trapaceiros. São 1.4 bilhão de pessoas que possuem espírito altruísta, e que compartilham como únicas ambições a disseminação do bem, o respeito à vida, a preocupação com a preservação da biosfera, e a ânsia de resolver e acabar com os graves problemas e injustiças que nos afligem. Somente estas deveriam estar habitando o planeta. As demais, não fazem falta nenhuma. Pelo contrário, só estorvam e prejudicam.

            Vale continuar lutando porque existem jovens como Greta Thunberg, e tantos outros como ela porém desconhecidos, que erguem a voz em prol da ciência e do conhecimento, cada um fazendo a sua parte, mesmo sabendo que já perderam a guerra.

            Vale continuar lutando porque existem pessoas como o professor Samuel Paty, que com a estúpida perda da sua vida entra para a galeria dos heróis dos bons exemplos.

            Vale continuar lutando porque, em meio à chuvarada e à inundação posteriores à passagem do furacão Eta, de categoria 4, no sul do México, dois socorristas a bordo de um bote aproximam-se de um cãozinho encurralado que tenta desesperadamente escapar da morte e, com todo cuidado e carinho, o resgatam dizendo ven, ven con nosotros, hijo!

Formigas: exemplo de uma sociedade 100% cooperativa.

            Vale lutar porque o sorriso feliz de uma criança inocente não tem preço. Porque a saúde de um bebê com atrofia muscular espinhal (AME) vale infinitamente mais que a merda de dois milhões de dólares, nada mais que um punhado de papéis inúteis pintados de verde.

            Vale continuar lutando porque dói ver uma pessoa, ou um animal, perdidos na rua implorando por água e comida, sem poder atender às necessidades das mais básicas de qualquer ser vivo.

            Vale continuar lutando para conscientizar e tentar reverter pelo menos uma porção ínfima de toda a destruição e mau exemplo que os 83% restantes da “humanidade” vem fazendo e dando neste planeta, construindo impérios, inventando deuses e falsas riquezas, além de muitas outras fantasias danosas, que só servem para nutrir desigualdades e promover injustiças.

            Vale continuar lutando para tentar exorcizar o demônio da ignorância. Se uma só pessoa ouvir a nossa voz, já terá valido a pena. É por isso que vamos continuar fazendo a nossa parte. Humildemente.


* Astrônomo, presidente do conselho curador da Rede Omega Centauri para o Aprimoramento da Educação Científica.

www.luizaugustoldasilva.com

20201118

You must be logged in to post a comment.