Ciência & Mídia

RARA CONJUNÇÃO DE PLANETAS ENCERRA ANO

– No dia do solstício de verão para o hemisfério sul, um fenômeno astronômico raro terá lugar ao anoitecer: a conjunção entre os planetas Júpiter e Saturno, também chamada de “grande conjunção”, ou “conjunção magna”, por envolver os dois maiores planetas do sistema solar, um fenômeno que só acontece de 20 em 20 anos. A última foi em 31 de maio de 2000.

– Aqueles que prestam  atenção ao céu já podem estar acompanhando o lento bailado dos dois planetas, no céu do poente. No início de dezembro, Júpiter e Saturno já estavam bastante próximos, a 2.2 graus um do outro. No dia 10, a separação aparente tinha caído para 1.3 graus, e será apenas 0.2 graus dia 20. Às 15 horas, horário de Brasília, do próximo dia 21, a separação será de apenas 0.1 grau! Isto equivale a 1/5 do diâmetro aparente da Lua Cheia. Depois, lentamente eles começarão a se separar.

– Sempre é interessante lembrar que esta proximidade é só aparente. Na realidade, dia 21, Júpiter distará 886 milhões de quilômetros da Terra, enquanto Saturno, 1.6 bilhões de quilômetros.

– Quem tiver um pequeno telescópio não terá dificuldade em ver os dois planetas dentro do mesmo campo de visão, utilizando uma lente que proporcione pouco aumento. A olho nu, os dois planetas estarão quase grudados um no outro! Binóculos também proporcionarão uma visão interessante, pois permitem ver, além dos dois planetas, no mínimo as quatro maiores luas de Júpiter e, talvez, a maior lua de Saturno, Titan.

– Apesar de se repetirem a cada 20 anos, as conjunções magnas não são sempre iguais. A distância mínima entre os dois planetas varia bastante. A distância mínima de agora será a menor atingida em 397 anos, desde 16 de julho de 1623! Naquele ano, a separação foi ligeiramente menor, da ordem de 5 minutos de arco. Outra conjunção magna com separação igual a de agora  só se repetirá em 5 de março de 2080!

– Em Porto Alegre, dia 21, o Sol tem ocaso às 19h25min.  Júpiter e Saturno terão ocaso as 21h24min. No final do crepúsculo civil, às 19h53min, ainda com o céu bastante claro, eles estarão a 18.3o de elevação, na direção WSW (direção onde se põe o Sol). No fim do crepúsculo náutico, às 20h27min, a altura do par cai para 11.3o, e no fim do crepúsculo astronômico, às 21h03min, apenas 4.0o. Júpiter terá magnitude -2.0, enquanto Saturno, mais pálido, magnitude +0.6.  A conjunção tem lugar numa elongação de apenas 30o a leste do Sol, na constelação de Capricornus (Capricórnio).

– Durante a Idade Média, astrólogos costumavam relacionar as conjunções de Júpiter com Saturno à catástrofes. Existem menções a elas nas obras de Dante e Sheakspeare. Alguns autores também relacionam uma tríplice conjunção magna ocorrida no ano 7 a.C. com a famosa Estrela de Belém, que haveria anunciado o nascimento de Jesus.

– A Rede Omega Centauri estará disponibilizando a observação ao vivo deste fenômeno conforme visto da região metropolitana de Porto Alegre a partir das 20h10min do dia 21 até às 20h45min. Quem quiser acompanhar gratuitamente a sessão on-line ao vivo, que será conduzida pelo professor André Lau da Costa, vice-presidente executivo da Rede, poderá acessar  o endereço Facebook @professorandrelau.

Porto Alegre, 15 de Dezembro de 2020.

ANEXO:

– Imagem 0520a.png: Simulação da conjunção de Júpiter com Saturno em 21 de dezembro, na cidade de Porto Alegre, RS. Aspecto telescópico. Crédito: Diomar R. Sbardelotto, Núcleo de Astromídia, Rede Omega Centauri.

—————-

Pesquisa histórica, textos e análises topocêntricas: Prof. Luiz Augusto L. da Silva, astrônomo (www.luizaugustoldasilva.com);

Imagem Simulada: Prof. Diomar R. Sbardelotto;

Distribuição: Prof. Carlos Eduardo Meine Morais.

Este material midiático de conteúdo educacional foi gerado e distribuído através do  Núcleo de Astromídia da Rede Omega Centauri para o Aprimoramento da Educação Científica (www.redeomegacentauri.org).  Autorizada a reprodução total ou parcial do conteúdo, mediante referência à fonte.

Maiores informações, se forem consideradas necessárias, poderão ser obtidas através do telefone 51 9 8950 4000, ou pelo e-mail luizastronomo@gmail.com.

You must be logged in to post a comment.