– Na noite de sexta, 2, para sábado, 3 de outubro, acontece a terceira e última ocultação de Marte pela Lua visível no Rio Grande do Sul neste ano.
– É comum a Lua ocultar estrelas, à medida que vai se deslocando pelo céu, de um dia para o outro. Mas só raramente acontece de um planeta brilhante ser ocultado por ela. Marte é o famoso “planeta vermelho”, e vem ganhando brilho nas últimas semanas. Outubro será o melhor mês do ano para observá-lo, pois estará na menor distância à Terra (62 milhões de quilômetros) dia 6, e em oposição ao Sol dia 13. Isto significa que o planeta atinge brilho máximo (magnitude -2.6, igual ao brilho de Júpiter, que é tradicionalmente o planeta mais brilhante do céu, perdendo apenas para Vênus). Em razão da proximidade, o tamanho aparente também será máximo, atingindo 22.6 segundos de arco no dia 7.
– Não bastasse tudo isso, eis que ainda veremos uma ocultação lunar rasante de Marte! Em uma rasante, o planeta tangencia a borda lunar, desaparecendo e reaparecendo sucessivas vezes por detrás das montanhas e dos vales que compõem o relevo do nosso satélite. Como o diâmetro de Marte é grande, é bem provável que o planeta sofra uma série de ocultações parciais, ao longo daquela sequência de tangenciamento.
– O fenômeno na madrugada do próximo sábado mostrará nuances muito diferentes, dependendo da cidade em que estiver sendo acompanhado. Trata-se de uma rasante de limite norte. Este limite inclui a região de Buenos Aires e Montevidéu, na Bacia do Prata, segue pela parte leste do Rio Grande do Sul e litoral de Santa Catarina, entra no Oceano Atlântico e vai atingir terra firme de novo na altura da cidade do Rio de Janeiro! Portanto, além de Porto Alegre, várias cidades também vão ter oportunidade de ver a rasante! Na capital da Argentina, ela acontecerá entre 00h02min e 00h10min (na madrugada do dia 3). Já em Montevideo, surpreendentemente, a ocultação será total de curta duração, entre 23h56min (do dia 2) e 00h22min (do dia 3), com estágios parciais de 8 minutos (na imersão) e 6 minutos (na emersão), com um tempo de 10 minutos de ocultação total. Na faixa leste gaúcha, em cidades como Rio Grande, Mostardas e Tramandaí, a ocultação será total e de curta duração, enquanto que, mais para o oeste da região metropolitana, interior, campanha, serra, planaltos e missões, Marte não será ocultado!
– No estado, a linha limite do fenômeno passa pelas cidades de Pedro Osório, Camaquã, Tapes, Santo Antônio da Patrulha, Arroio do Sal, Torres, e Laguna, já em SC.
– Em Rio Grande, a ocultação total inicia às 00h12min, e termina às 00h27min, com a Lua 50 graus acima da linha do horizonte. Em Mostardas, o planeta toca a beirada da Lua às 00h09min, levando 8 minutos para desaparecer totalmente, voltando a ressurgir às 00h36min, requerendo quase 10 minutos para emergir por completo! As fases parciais prolongadas são consequência do fato de a “linha de ataque” do planeta formar um ângulo muito raso com o horizonte lunar.
– A capital das praias, Tramandaí, verá uma ocultação total entre 00h18min e 00h38min, com fases parciais da ordem de 4 minutos. Caxias do Sul, entretanto, não verá ocultação, e sim um “apulso”, ou seja, uma passagem aparente de Marte muito próxima da borda lunar. De fato, ali a situação será impressionante, pois, às 00h29min, quando chegarem mais perto, a borda lunar norte estará separada da borda do disco marciana por apenas meio minuto de arco, o que representa pouco mais que o tamanho aparente de Marte na ocasião!
– Embora Tramandaí veja uma ocultação total com cerca de 12 minutos de duração, em Torres será possível ver uma rasante longa, entre 00h17min e 00h43min. O mesmo vale para Florianópolis, entre 00h32min e 00h40min, e também para o Rio de Janeiro (00h51min-00h57min).
– Em Porto Alegre, a Lua ainda praticamente cheia, 98.5% iluminada, nasce às 19h14min do dia 2, na direção leste, junto com Marte, que vai estar a 2.1 graus de distância. Conforme a noite avança, eles vão subindo no céu, e o planeta vermelho vai se aproximando do nosso satélite. A ocultação rasante, no limbo norte lunar, será visível entre às 00h18min e 00h37min, já na madrugada do dia 3. Neste horário, a Lua vai estar a cerca de 50 graus de altura.
– Para conferir mais de perto, vale recomendar o uso de um binóculo, ou pequeno telescópio, este último equipado com um filtro leve, para atenuar o brilho da Lua Cheia, tornando a visão mais confortável.
– Normalmente, ocultações lunares rasantes de planetas são fenômenos muito raros, mas a última no Rio Grande do Sul aconteceu em 6 de setembro passado, uma rasante também de Marte, visível nas cidades de Alegrete e Passo Fundo. Lamentavelmente as condições meteorológicas muito desfavoráveis predominantes em todo o estado naquela oportunidade inviabilizaram a visibilidade do fenômeno.
– Esta sequência de ocultações lunares de Marte, iniciada em agosto, e que vai terminar agora, é verdadeiramente notável, e não se repetia há mais de meio século!
Porto Alegre, 25 de Setembro de 2020.
ANEXOS:
– Mapa geográfico mostrando a região de ocultação total de Marte em 3 de outubro de 2020, com seu limite norte assinalado, onde será visível a ocultação rasante (arquivo: Imagem0320a.jpg);
– Simulação da ocultação lunar rasante do planeta Marte em 3 de outubro, na cidade de Porto Alegre e região metropolitana (arquivo: Imagem0320b.jpg);
– Mapa geográfico mais detalhado mostrando a localização do limite norte no Rio Grande do Sul. As cidades interceptadas por aquela linha, bem como suas vizinhanças imediatas, terão oportunidade de observar a ocultação rasante de Marte (arquivo: Imagem0320c.jpg).