Dia 2 de outubro de 2020 (TU) observadores brasileiros do Brazilian Transient Search (BraTS) detectaram um Objeto Transitório (“Transient Object” ou TO), na constelação do Sagitário. Ver posição desse objeto no final. Esse TO recebeu a denominação de PNV J17545999-2122401.
No jargão astronômico conhece-se por TO um objeto celeste que passa a ser detectado numa posição onde não havia objeto celeste daquela magnitude! Até apurar-se o tipo do objeto (estrela variável, nova, supernova, etc.) ele fica com essa denominação.
No presente caso este TO recebeu a sigla PNV que significa (Possível ou Provável Nova)! Se for confirmada como Nova, esta será a 4ª. Nova descoberta nesta constelação (Sagitário) no ano de 2020!
Onde e quando pode ser observado? Cedo da noite no quadrante oeste. Ver imagem obtida do Stellarium paras às 20 horas (Hora de Brasília ou GMT-3), portanto bastante favorável para observar ou fotografar. Tomar como referência os planetas Júpiter e Saturno e a estrela Antares!
As últimas estimativas de brilho estão reportando que o objeto está com mag. 10.5! Nosso colega Luiz A. R. Araújo fotografou a área celeste de Pelotas-RS na noite passada (dia 5) e estimou a magnitude da estrela (pela foto) em 10.5. Ver foto dele em anexo!
Posição da Nova: AR: 17:54:59.99
DEC: -21:22:40.1
Carlos A. Adib